quarta-feira, 12 de outubro de 2011

REGRAS DE FUTEBOL

REGRA 12 - FALTAS E CONDUTAS ANTIDESPORTIVAS
As faltas e condutas antiesportivas serão punidas da seguinte maneira:

Tiro livre direto

Será concedido um tiro livre direto a equipe adversária, se um jogador cometer uma das seguintes seis faltas, de maneira que o árbitro considere imprudente, temerária ou com o uso de uma força excessiva:
· Dar ou tentar dar um pontapé em um adversário;
· Dar ou tentar dar uma rasteira em um adversário;
· Saltar sobre um adversário;
· Trancar um adversário;
· Agredir ou tentar agredir a um adversário;
· Empurrar um adversário.
Será concedido um tiro livre direto a equipe adversária se um jogador comete uma das seguintes quatro faltas: 
· Dar um pontapé no adversário antes de tocar a bola;
· Agarrar a um adversário;
· Cuspir em um adversário;
· Tocar a bola com as mãos intencionalmente (exceto o goleiro dentro de sua própria área penal).
O tiro livre direto será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta (ver Circunstâncias especiais da Regra 8).


Tiro penal
Será concedido um tiro penal se um jogador comete uma das dez faltas mencionadas dentro de sua própria área penal, independentemente da posição da bola e sempre que a mesma esteja em jogo.


Tiro livre indireto
Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária se o goleiro cometer uma das seguintes cinco faltas dentro de sua própria área penal: 
· Demorar mais de seis segundos para colocar a bola em disputa, após tê-la controlado com as mãos;
· Voltar a tocar a bola com as mãos depois de tê-la 
colocado em jogo e sem que qualquer outro jogador a tenha tocado;
· Tocar a bola com as mãos depois que um jogador de sua equipe a tenha cedido com o pé intencionalmente;
· Tocar a bola com as mãos depois de tê-lo recebido diretamente de um arremesso lateral lançado por um companheiro.
Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária se um jogador, na opinião do árbitro: 
· Jogar de forma perigosa;
· Obstruir o avanço de um adversário;
· Impedir que o goleiro possa jogar a bola com as mãos;
· Cometer qualquer outra falta que não tenha sido anteriormente mencionada na Regra 12, pela qual o jogo seja interrompido para advertir ou expulsar a um jogador. 
O tiro livre indireto será executado no lugar onde se cometeu a infração (ver Circunstâncias especiais da Regra 8).


Punições disciplinares
Poderão ser mostrados cartões amarelos e vermelhos somente a jogadores, substitutos e jogadores substituídos.
Infrações puníveis com uma advertência:
Um jogador será advertido e receberá o cartão amarelo se comete uma das seguintes sete faltas:
1. Cometer uma conduta antidesportiva;
2. Desaprovar com palavras ou ações;
3. Infringir persistentemente as regras do Jogo;
4. Retardar o reinício do jogo;
5. Não respeitar a distância regulamentar em um tiro de canto ou tiro livre;
6. Entrar ou voltar a entrar no campo de jogo em a autorização do árbitro;
7. Abandonar o campo de jogo intencionalmente e sem autorização do árbitro.
Infrações puníveis com uma expulsão:
Um jogador será expulso e receberá o cartão vermelho se cometer uma das seguintes sete faltas:
1. Cometer jogo brusco grave;
2. Cometer uma conduta violenta;
3. Cuspir em adversário ou em qualquer pessoa;
4. Impedir a equipe adversária de marcar um gol ou uma oportunidade clara de marcá-lo, mediante um toque de mão intencional (exceto o goleiro dentro de sua própria área penal);
5. Impedir uma oportunidade clara de gol, para um adversário que se dirige em direção à meta adversária com a oportunidade clara de marcá-lo, mediante meios ilegais, isto é, uma falta punível com tiro livre ou tiro penal;
6. Empregar linguagem ou gesticular de maneira ofensiva, grosseira ou obscena;
7. Receber uma segunda advertência no mesmo jogo.
O jogador expulso deverá abandonar as imediações do campo de jogo e a área técnica.
Decisões do International Football Association Board
Decisão 1
Se um jogador cometer uma falta sancionável com uma advertência ou uma expulsão, seja dentro ou fora do campo de jogo, contra um adversário, um companheiro, o árbitro, um árbitro assistente ou contra qualquer outra 
pessoa, será castigado conforme a natureza da falta cometida.
Decisão 2
Será considerado que o goleiro controla a bola quando a toca com qualquer parte de suas mãos ou braços. A posse da bola incluirá assim mesmo, a defesa intencional do goleiro, porém não inclui quando - segundo o árbitro - a 
bola rebate acidentalmente no goleiro, por exemplo, depois de efetuar uma defesa.
Decisão 3
Em virtude do estipulado na Regra 12, um jogador poderá passar a bola ao seu goleiro utilizando sua cabeça, o peito, o joelho, etc. Não obstante, se na opinião do árbitro, um jogador emprega um truque deliberado para burlar a regra, enquanto a bola está em jogo, o jogador será culpado de conduta antiesportiva. Será advertido, receberá cartão amarelo e será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária desde o lugar onde se cometeu a falta (ver Circunstâncias especiais da Regra 8).
Um jogador que empregue um truque para burlar a regra enquanto executa um tiro livre, será sancionado por conduta antiesportiva e receberá o cartão amarelo. Voltará-se a lançar o tiro livre.
Decisão 4
Uma entrada por traz que coloque em risco a integridade física de um adversário deverá ser punido como jogo brusco grave.
Decisão 5
Toda simulação no campo de jogo que tenha por finalidade enganar o árbitro será punida como conduta antiesportiva.

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